Por trás do Clássico - Curiosidades sobre Sexta-Feira 13

Todas as curiosidades desse post foram retiradas de um livro chamado "Sexta - Feira 13: Arquivos de Crystal Lake" escrito por David Grove e publicado pela DarksideBooks. Estou com a versão limitada, então Darkside, que livro foda. 


1. O inicio de uma longa franquia.
O primeiro filme lançou em 1980. O filme conta a história de jovens que serão monitores em um acampamento. Durante alguns dias, antes das crianças começarem a chegar, os jovens são assassinados. Hoje em dia, Sexta - Feira 13 é sinônimo de Jason, o assassino com mascará de hóquei, mas lá em 1980 o vilão não era o famoso Jason, e sim sua mãe Pamela. Jason não apareceu de primeira, então foi por causa de sua mãe, que hoje ele é um dos maiores vilões do cinema de terror. *No final do filme, podemos ver Jason, só que ainda criança. 





2.12 filmes na carreira.
De 1980 até 2009, foram 12 filmes (incluindo um remake de 2009 e um crossover em 2003) Foram diversos filmes, diversas mascarás e diversos cenários. Depois de um tempo os filmes começaram contar histórias muito malucas e até engraçadas. 
*Jason morre, mas sempre volta*






3.No-Be-Bo-Sco  
 O filme foi gravado em No-Be-Bo-Sco um acampamento de verdade. Durante toda a filmegem, todo o elenco e membros passaram as noites "presos ali". 
"Parecia que estávamos isolados do mundo, o que ajudou o filme" relembra Harry Crosby.







4. Crazy Ralph
 Ralph é um personagem do filme que tenta avisar aos jovens o que irá acontecer, mas sempre é ignorado, por isso o nome Crazy Ralph. Ele não esteve no roteiro desde o inicio, foi acrescentado no último minuto. Ele é o "profeta" do filme. 






5. Caso Vickers
  Não apenas no roteiro que as piores coisas aconteciam com as pessoas. Durante as filmagens a cabeleireira e maquiadora teve um rompimento no apêndice, que a obrigou a deixar o set .









6. A Cobra tem de morrer.
  Em uma das cenas, um dos personagens encontra uma cobra embaixo de sua cama, então a mata. Essa cena não estava no roteiro. A cobra foi encontrada por Tom Savini, então solicitou ao diretor para filmarem o assassinato da cobra e colocar no filme. 







7. Parte 2.
  A mascará de hóquei não apareceu no segundo filme. No longa lançado em 1981, o massacre continua, só que desta vez o vilão Jason volta para vingar a morte de sua mãe. Ele usa um pano na cabeça e guarda a cabeça de sua mãe morta em seu "quarto".






8. Influência  
Sexta Feira 13 foi um marco na história dos filmes de terror. O longa foi inspiração para vários outros filmes como Chamas da morte (1981), Acampamento Sinistro (1983), mas nenhuma dessas possíveis cópias de Sexta-feira 13 fizeram sucesso no mercado.










9. 1984
Os filmes de terror só iriam mudar em 1984, com o lançamento do fodastico filme de terror A Hora do Pesadelo, escrito e dirigido por Wes Craven, amigo pessoal de Sean Cunningham (Sexta feira 13 - 1980). O filme chocou alguma pessoas pela sua ideia: um homem que te mata dentro de seus sonhos. O filme ficou famoso principalmente por seu personagem, o vilão sarcástico Freddy Krueger. Filmado com um orçamento menor de 2 milhões de dólares, o filme arrecadou 25 milhões. Cunningham ajudou Craven durante as filmagens, do mesmo jeito como Craven também o apoiou durante as filmagens de Sexta-feira 13. 
Após um tempo, o topo da lista dos filmes de terror ficou com A Hora do Pesadelo, deixando Sexta feira 13 para trás. 









10. Jason vai para o inferno.
 A série Sexta feira 13 estava dormente. Os filmes não faziam mais sucesso e lucravam muito pouco com o cinema. Foi ai que a ideia de Freddy Vs Jason tomava forma, mas como se imagina, não deu certo. Então para finalizar a saga Jason, seria lançado o filme final. Esse seria o ultimo filme do vilão. Com um orçamento de 3 milhões o filme foi gravado e acabou arrecadando apenas 15,9 milhões de dólares nacionalmente. Após o lançamento, a série Sexta feira 13 iria "dormir" por um tempo.












11. No espaço.
 Jason X foi outra tentativa. Desta vez o vilão Jason seria enviado ao espaço. O filme estava bem distante do original. O filme arrecadou 13,1 milhões de dólares para um orçamento de 14 milhões. Mesmo que o filme não tenha dado uma ótima bilheteria, ele acabou despertando algo que muitos queriam a um tempo atrás. Jason X foi o filme responsável para acontecer o tão esperado Freddy Vs Jason.










  
12. Freddy Vs Jason
Em 2002 o roteiro estava pronto. O filme teve um orçamento de 25 milhões de dólares. O filme foi lançado em 2003 e funcionou. Freddy Vs Jason arrecadou 36,4 milhões em sua semana inicial e 82,6 milhões de dólares ao todo. 
O filme foi um dos maiores e melhores crossolvers dos cinemas. No filme Freddy precisa ser lembrado. Então tira Jason do inferno para que assim as pessoas voltem a acreditar que Freddy existe. O plano de Freddy funciona, mas Jason começa a pegar suas vítimas. Freddy com ódio trava uma luta mortal contra Jason, algo que poucos pensariam em ver nos cinemas. 












13. O legado.
      Em 2009 foi lançado um "remake" de Sexta Feira 13. O filme teve um orçamento de 19 milhões e arrecadou cerca de 59,8 milhões de dólares. O longa é uma grande referência ao clássico Sexta Feira 13, mantendo o ar sombrio de um assassino em acampamento. 
Durante anos, Sexta feira 13 (mesmo não dando lucro) foi um grande filme de terror... e ainda é. 
Jason sempre estará nos nossos corações. <3










Espere, ainda tem mais...



 Prefere o vilão, CLIQUE AQUI 
 Curtiu o filme Esquadrão Suicida, CLIQUE AQUI 
Entre em nosso grupo dos vilões do facebook, AQUI 


Parágrafo e frases tiradas do livro: " Eram tempos muito mais simples quando Sexta-feira 13 foi filmado em 1979. Havia um acampamento. Havia um grupo de monitores. Havia um lago. Havia um assassino. Havia um garoto chamado Jason. Havia um elenco e uma equipe que estavam apenas felizes por estarem vivos e fazendo um filme, qualquer filme. E ainda não havia máscaras de hóquei".


Sexta-feira 13 não morrerá

Sexta-feira 13 é uma realidade. 


Obrigado David Grove e DarksideBooks por esse livro incrível.   

Jason é eterno.
Jason Não morrerá.
Jason será lembrado.
Lembrem - se... "Um mito nunca morre"(frase do livro).


 

Comentários

  1. Olá, tudo bom? Sexta-Feira 13 foi a minha maior referência de terror, na infância. Não sei por que motivo, nunca vi nenhuma vez o "A hora do pesadelo". Mas vi vários dos Sextas-Feiras 13, com idade entre 7 e 10 anos, em plena década de 80 (entre 86 e 89). Lembro que via os filmes e ficava morrendo de medo na hora de dormir. Talvez por isso eu nunca tenha vista nada com o Freddy Krueger -- o risco de ficar semanas morrendo de medo de dormir, enquanto o medo do Jason passava em uns dois dias! rs
    Não conhecia esse tanto de histórias em torno do filme!
    https://teofilotostes.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Cara, nem eu sabia de algumas dessas coisas antes de ler o livro. Fiquei surpreso quando soube que os filmes não lucravam, mas eles continuavam fazendo mais e mais. Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Uau... E não tinha conhecimento disso tudo...
    Não curto esse tipo de filme, mas já assisti alguns... Apesar disso gosto de ler coisas relacionada e matar um pouco a minha curiosidade.
    Amei!
    Um abraço,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado pelo seu comentário Keth. Eu sempre assisti esse tipo de filme e até eu quando li o livro, fiquei surpreso com certas coisas. Um abraço.

      Excluir
  3. Ola tudo bom? Bem sobre o filme e nunca assistir nada do sexta feira 13 a não ser a hora do pesadelo eu adorava kkkkk não sabia absolutamente nada sobre essas curiosidades e adorei lê-las parabéns o livro realmente parece ser bom. Hoje eu Não assisto nada de terror tenho medo acredita!! Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stheffany, obrigado pelo seu comentário. Eu sempre fui fã de filmes de terror, o Jason e o Freddy são e sempre foram meus vilões de filmes de terror favoritos. Quando comprei o livro, não sabia que teria tantas informações assim sobre o filme e assim que terminei de ler, recebi um grande conhecimento da franquia Sexta Feira 13. Hoje em dia eu não posso perder um filme de terror no cinema, filmes de terror é uma das coisas que eu mais gosto. Obrigado, bjs.

      Excluir
  4. Olá! Que legal seu post! Sempre gostei bastante de filmes de terror e sempre estava assistindo sexta-feira 13, recentemente adquiri o livro lançado pela Darkside e pude conhecer mais alguns detalhes dessa produção. Muito bom compartilhar, bjo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas