Crítica sem spoilers: IT - Capítulo 2 (um desfecho mais que épico)




 27 anos após os acontecimentos de IT - A Coisa, o Clube dos Otários (Bill, Beverly, Ben, Mike, Eddie, Richie e Stanley) deve voltar a sua cidade natal Derry, quando indícios mostram que Pennywise está de volta. 
Será que a segunda parte da adaptação do surpreendente livro de Stephen King é tão boa quanto seu antecessor? Confira na nossa crítica sem spoilers -------> 🎈🎈🎈🎈🎈


   27 anos se passaram desde 1989, o Clube dos Otários se separou e cada integrante foi para um lado construir uma vida nova, porém Mike Hanlon continuou na cidade de Derry para tentar saber de tudo sobre a Coisa. Em 2016, um terrível acontecimento mostra a Mike que a Coisa voltou, então ele deve honrar o pacto feito no fim do filme anterior e reunir todo o clube em Derry, para que possam matar de uma vez por todas a criatura que assombra a cidade. 



   Dessa vez, o filme dirigido por Andy Muschietti conseguiu ser bem mais fiel ao livro de Stephen King, com um orçamento maior e uma duração de 2h49. Cada cena é um presente de um fã para outro fã, já que o diretor se mostrou ser muito fã da obra de King, então você, fã de Stephen King e fã do livro IT - A Coisa, vai amar (assim como eu) IT - Capítulo 2, é uma experiência incrível, parece que estamos entrando dentro do livro e vivendo como um dos Otários.

   Assim como seu antecessor, IT - Capítulo 2 segue com a classificação de NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS aqui no país, porém consegue ser diferente do longa de 2017 e apresenta bem mais violência e cenas bem macabras. Obviamente esse filme seria bem mais pesado e violento, então para quem não é fã de ver violência gratuita ou muito sangue, melhor passar longe, mas para quem ama o livro de King, irá amar o filme, que contém certas cenas muito forte, que também estão no livro.


   Às vezes a WarnerBros consegue fazer coisas sensacionais com seus filmes, nos fazendo esquecer do bigode do Superman.

IT - Capítulo 2 parece um sonho realizado, o roteiro e o elenco são fantásticos. Apesar das pequenas mudanças em relação ao livro, que aqui faz sentido tê-las, o filme consegue ser muito fiel a obra, mas não apenas a ela. O elenco composto por James McAvoy como Bill, Jéssica Chastain como Beverly, Jay Ryan como Ben, Bill Hader como Richie, Isaiah Mustafa como Mike, James Ransome como Eddie, Andy Bean como Stanley e o retorno de Bill Skarsgard como o palhaço Pennywise, conseguem conversar com o público e apresentar atuações sensacionais. O Clube dos Otários adultos parece ter saído do livro ou que é o mesmo elenco do filme anterior. A química entre eles continua perfeita, realmente conseguimos ver e sentir que todos aqueles ali são as crianças do filme de 2017. A atuação deles está perfeita e é surpreendente como Bill Hader está incrível nesse filme e consegue roubar a cena com suas cenas com o ator James Ransome, quando Richie e Eddie trocam belas palavras e ofensas amigáveis. Quando o filme acaba, sentimos saudades de ver os personagens todos juntos e da vontade de rever tudo novamente. E é claro, sentimos como se fossemos parte do Clube dos Otários.



   Assim como IT - A Coisa, essa sequência continua com uma ótima mistura de terror com humor e aventura, algo que não estraga a experiência, já que seguiram os mesmos passos do livro. Desta vez tudo está mais assustador e violento, as cenas de morte são bem tensas e muito bem feitas. Os efeitos visuais são muitos, porém não estraga a experiência de quem está "preso" no filme. O roteiro conseguiu ainda abordar temas reais que foram abordados no livro como amizade, bullying, preconceito e medo (que já tinham sido abordados no primeiro longa) e mais alguns como Homofobia, Violência doméstica, abusos e principalmente traumas, trazendo cenas bem tensas e fortes para a tela, por isso a classificação de 16 anos. O drama nessas cenas está bem maior e para certas pessoas pode até parecer algo meio cansativo, mas para quem leu o livro, será apenas um pouco mais de ótimos momentos.


   Você que amou o Clube dos Otários do primeiro filme não precisa se preocupar, já que todo o elenco infantil voltou para esse Capítulo 2 e constantemente aparecem em flashbacks de momentos inéditos que aconteceram durante 1989. Às cenas do presente ficam se alternando com o passado, lembrando muito a narrativa do livro, que sempre (sempre mesmo) segue essa ideia de alternar a versão infantil com a versão adulta.
   Mais uma vez você irá sorrir com as piadas de Richie e se emocionar quando ver todo o clube reunido. Talvez se assustar nas cenas em que Bill Skarsgard ainda nos surpreende como o Palhaço Pennywise, nos fazer refletir sobre alguns acontecimentos e assuntos abordados e até mesmo chorar um pouco em outros. It - Capítulo 2 é um filme com uma fotografia e trilha sonora incríveis, roteiro que consegue adaptar de maneira épica o livro, uma direção fenomenal e um elenco excelente e carismático que nós deixa com a sensação de querer assistir muito mais do que as "poucas" 2h49 que pra mim passaram rápido demais.


Nota: 10 🎈

A conclusão de um dos maiores e mais famosos filmes de terror da história merece ser vista no cinema e se tiver a oportunidade, rever e rever. Com certeza, IT - Capítulo 2 irá entrar para minha lista de melhores filmes do ano e com toda certeza, agora é um dos meus filmes de terror favoritos.
Para os fãs de King, em uma certa cena, vocês terão uma bela surpresa. Se já assistiu me diga, pegou essa surpresa?

E sim, para mim, esse filme foi muito superior ao primeiro longa, porém eles funcionam juntos, então um complementa o outro.

Já assistiu ao filme? O que achou?
Concorda comigo? Já leu o sensacional livro de Stephen King? Comente aí, vamos conversar sobre o longa.

Comentários

  1. Desejo demais assistir a parte 2 do filme, estou muito curioso e desejo estar em breve assistindo. Gostei demais do post.

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Eu ainda não assisti,mas sua resenha me deixou mega curiosa. O primeiro eu achei bem legal..

    ResponderExcluir
  3. Eu cheguei a assistir os novos, mas confesso que, para mim o antigo foi bem mais marcante... Talvez seja saudosismo da infância? não sei

    confesso que tive problemas com os dois... alias, com os três... tanto com o livro, quanto com o roteiro original, quanto com a modificação que fizeram nessa adaptação... eu sei, sou um cara chato... hahaha

    quanto ao texto original - eu adoro o flerte que King faz com Lovecraft nessa história, realmente adoro.. algo "inominável" de outro lugar... sem spoilers... mas tem uma cena no fim, que envolve as crianças e um determinado ato, que, para mim, ficou muito descabido na história... é uma quebra de roteiro que eu acho desnecessária... e, até um pouco de mau gosto... não me leve a mau, gosto do king... mas tenho um pouco de problemas com como ele termina com seus livros... e nesse caso, eu acho que ele quis chocar o leitor... mas escolheu uma maneira que não me agradou para fazê-lo...

    quanto ao original de 97, bem... exatamente pelo livro flertar com o universo louco de Lovecraft eu acho que o filme peca em ser tão visual no fim... mostrar "a criatura" no fim do filme para mim é um crime contra a história. a forma como king descreve no seu livro é algo muito interpretativo e não exatamente o que as crianças estão vendo, então, colocar na tela, na minha opinião, foi uma escolha infeliz... poderiam ter feito com que os personagens vissem, mas nós, audiência, não! algo como "o bebê de rosimere" que fica na sua mente a pergunta de "o que será que eles viram? o que aconteceu ali exatamente?" e, para mim, a conjectura faria o filme muito mais memorável.

    E quanto aos filmes novos... confesso que, como fã da obra original, eu não gostei da "nova origem" do Pennywise... exatamente por perder a mística e a relação com o universo inominável de Lovecraft, bem, na minha opinião, ao menos

    ResponderExcluir
  4. Não assisti ainda, mas estou bastante ansiosa para conferir mais. Acho King fantástico.

    ResponderExcluir
  5. Assisti o antigo e n~]ao vejo a hora de assistir o novo mas falando em criticas pelo seu post me parece que o primeiro foi bem interessante, espero que eu esteja errada...

    ResponderExcluir
  6. Não me prendi muito a IT, acho que passou da minha época sabe? Mas só de ver que em sua resenha o filme foi feito de fã para fã, não tem como dar errado.

    ResponderExcluir
  7. Ei!
    Eu vi este fim de semana, mas confesso que não fiquei tão animado assim como vc.
    Achei um pouco longo d+, menos assustador que deveria e, principalmente, com algumas escolhas digitais bem duvidosas (aquele monstro de velha é muito assustador).
    Mas nem tudo é ruim. Dou uma nota 8, daquelas que o filme é assistível, mas esquecível.
    Adorei o blog e sua análise,
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Ainda não assisti ao filme, na verdade, não vi nenhum dos filmes, pois antes quero ler o livro, ter uma experiência mais completa na obra do King. Tenho visto muitos comentários negativos sobre esse filme, então ver o seu tão positivo acabou me animando e dando esperanças de que talvez seja questão realmente de gosto. Espero entrar nesse universo em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei bastante do filme, mas acho que o terror passa longe nessa continuação. Os personagens adultos ficaram muito bem caracterizadas em relação aos seus personagens na infância. Vale a pena assistir as duas parte seguidas se possível.

    ResponderExcluir
  10. Assisti à primeira parte e estou ansiosa para esta continuação. Tenho ouvido muitos elogios dos meus amigos que já assistiram.

    Beijos,

    Pedagogia Criativa

    ResponderExcluir
  11. A galera no meu trabalho falou MUITO bem desse filme! Eu que já assisti o 1, estou muito animada pra assistir a continuação e agora com esse post, estou mais ainda! Adorei!

    ResponderExcluir
  12. Está muito boa a sua resenha, contudo não me convence pois este é um tipo de filme que eu não ou ver nem morta é nem que me pagesem.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não assisti IT 2, mas pretendo assistir..eu só não sei quando vou conseguir ir ao cinema para isso. A sua crítica ficou muito boa e fiquei com mais vontade de assistir o filme, parabéns!!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Eu assisti a parte 2 e ameii
    Muito bom
    Quero ler o livro agora
    Mas preciso de coragem por causa que ele é um calhamaço

    ResponderExcluir
  15. Eu acho muito louco esses filmes que levam muitos anos para lançar a segunda parte, dependendo do filme, nem temos mais esperança de que seja lançado uma segunda parte. Feliz dos fãs que sempre vão ao delírio. Beijo

    ResponderExcluir
  16. Oiee! Eu confesso que tenho medo desse palhaço, por isso não vejo o filme e nem leio o livro. Eu cheguei até ver o filme um... mas os pesadelos me deixam longe de querer ver o dois. kkkk Desculpa!Mas fico feliz que tenha curtido.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas