(RESENHA/MISTÉRIOS) Cujo de Stephen King




Cujo.... ou um terror/suspense envolvendo um grande cachorro assassino


Nota: 8










Cujo é um livro lançado em 1981 pelo grande escritor Stephen King. O livro conta a história de uma mulher e seu filho, que acabam ficando presos dentro de um carro, no qual do lado de fora, um são bernardo que foi picado por um morcego acaba contraindo raiva e quer matar qualquer pessoa que apareça na sua frente. No livro, os protagonistas ficam presos dias dentro do carro, por isso a maior parte do livro se passa dentro do carro.



Apesar de não ser um dos melhores e mais interessantes livros de Stephen King, Cujo tem sua peculiaridade. Na maioria dos livros de King, o autor decidi mostrar coisas sobrenaturais, já em Cujo, o autor permite você decidir em qual quer acreditar. Apesar de ser um livro bem pé no chão, a história trás aspectos que respondem as perguntas do porque de tudo estar acontecendo, o problema é que existem respostas "normais", como algo que pode acontecer com qualquer animal e a resposta sobrenatural, que leva tudo para um lado bem diferente. 

Como já disse acima, o cão Cujo é picado por um morcego e acaba contraindo raiva e por isso começa a atacar qualquer um que vê em sua frente, essa é a primeiro resposta para tudo que está acontecendo. Mas como um livro de Stephen King, Cujo também deve ter um lado sobrenatural e macabro. 
Anos antes, um homem chamado Frank Dodd assassinou várias pessoas e depois foi assassinado. Na história do livro, os pais das crianças contam a elas sobre Frank e dizem que se elas não se comportarem, o espirito de Frank virá para pega-las. 
Nas cenas iniciais do livro, Ted (o menino que é protagonista) ele diz que tem um monstro em seu closet, e nesse caso, essa criatura de olhos brilhantes seria Frank Dodd, só que na forma de um monstro. É claro que os pais de Ted não acreditam e dizem que é só fruto de sua imaginação, mas isso começa a ficar pior, como a porta do armário se abrir sozinha e a mãe avistar algo estranho lá dentro como se fossem dois olhos. Quando Cujo começa a atacar a mãe e o filho, o menino começa a perceber que aqueles olhos eram os mesmo que ele havia observado no armário, ou seja, no lado sobrenatural da história, Frank Dodd havia possuído o cão e assim continuado sua onda de assassinatos.



Mas é claro que no livro nada é decido, então vai por cada um decidir qual dos dois lados seguir, pois o final é o mesmo. 
A diferença dessa história para os outros livros que King, é que ele usa um pouco do terror psicológico, o medo de saber se é seguro sair e correr ou se é melhor ficar no carro e talvez morrer de fome e sede. 

Como vários outros livros do autor, Cujo está cheio de referências, que em sua maior parte, se encontra no quarto do garoto Ted, como por exemplo posters de Star Wars. Outra coisa em comum também com outras obras do autor, Cujo ganhou em 1983 uma adaptação para o cinema dirigido por Lewis Teague. Aqui no Brasil o filme veio com o subtitulo "O Cão Raivoso", mas diferente do livro, o filme não se aprofunda na ideia de que Frank Todd seja o vilão, ele foca mais na ideia do morcego.



Outro ponto interessante nesse livro é seus personagens. Como todos livros do autor, seus personagens são muito bem construídos e muitos deles enfrentam problemas reais que podem acontecer com qualquer um, como por exemplo bipolaridade, traição, abuso, etc. 
Apesar de ter apenas dois protagonistas, o livro ainda acompanha a vida de outros personagens, como os donos de Cujo, que estão em uma viagem, o pai de Ted que também está viajando e o Sherife da cidade que após certa parte, começa a procurar a mulher e seu filho, pois estão desaparecidos. 

O livro é uma ótima indicação para quem ainda é iniciante nos livros do autor. Ele mostra como o ator escreve e suas ideias (que na minha opinião são demais). 
O que mais me agradou nessa história, foi como os personagens enfrentam seus medos e problemas, mas também como esses problemas vão surgindo na vida deles. Com cenas cheias de mortes violentas pelo cão, Cujo não decepciona e trás todos os sentimentos que os fãs do autor gostam de sentir enquanto leem seus livros :) 


Stephen King (foto acima) é um grande escritor, que lançou seu primeiro livro em 1974 e já começou com um de seus maiores sucessos que foi "Carrie - A Estranha". Nos anos seguintes o autor ainda escreveu "IT - A Coisa" (Poderá ver um pouco sobre a história do IT aqui no blog Clicando Aqui). Hoje em dia o autor tem 70 anos e ainda escreve livros que encantam, assustam, emocionam e partem corações em muitas pessoas por ai. 

Como a maioria dos livros de King, eu recomendo você a ler Cujo ou melhor, a ler qualquer livro do autor, realmente vale muito a pena, mas só lendo para saber como é sua escrita. 




................................................................................................................




Já leu Cujo ou algum livro do King? comente, vamos conversar sobre esse incrível autor.
Se já leu ou assistiu o filme Cujo, comentem o que achou e qual das teorias sobre o cachorro você acha mais adequada!!! 
Obrigado por lerem... até mais!!



Comentários

  1. O escritor Stephen King sempre com bons livros, fiquei impressionada com a história do livro, só em ler a resenha já fiquei com medo. Que história emocionante do livro Cujo, fiquei curiosa pra ler o livro, infelizmente ainda não li nem assisti o filme, mas vou guardar a dica, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Eu adoro as obras de Stephen King, porém, ainda não tive a oportunidade de conhecer Cujo. Ao ler sua resenha, fiquei curiosa para adquirir o livro e mergulhar na história, pois já senti o quão boa é a mesma. Gostei bastante da dica!

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não ser o tipo de livro que leio (nunca leio livros deste género) a resenha está fantástica. Muito bem escrita e fluída. Adorei ler, mas continuo sem vontade de ler o livro. Acho que ficaria meses a sonhar com cachorros me perseguindo...

    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá, Caio! =)

    Cara, sua resenha ficou brilhante! Adorei saber sua opinião sobre o livro. EU li e assisti ao filme, mas não tive com quem discutir a história. King realmente é mestre nessa dualidade entre o real e o sobrenatural. O terror psicológico nas obras dele é uma constante né?! Isso me atrai muito. O que me atrai muito também na narrativa do autor é que ele sabe colocar pequenos detalhes nos lugares certos e na hora certa, com isso ele ganha o leitor fácil.

    Em Cujo gostei muito da história dramática da família de Ted também,e as cenas do cahcorro realmente são perturbadoras. Amei a adaptação, inclusive.

    Abraço.
    Diego França, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Stephen é vida! Ouço falar desse livro que virou filme desde a série Friends, mas nunca tive coragem de ler ou assistir, só porque é um cachorro haha. Achei sua resenha bem completa!

    ResponderExcluir
  6. Ja li as Quatro Estações, e li também Paisagens noturnas. Gosto como o terros dos livros dele pode ser sobrenatural ou não. Gostei da resenha mas não sei se leria o livro, morrer de fome no carro de medo do cachorro não dá né.
    Mas sua resenha ta muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. King é realmente muito bom. Quero muito ler Quatro Estações <3

      Excluir
  7. King é o cara...
    Adoro a escrita dele, mas não conhecia esse livro, fiquei bem interessada, vou procurar.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nenhum dos livros do King, estou louca para conseguir ler algum deles ainda esse ano, amei a resenha quem sabe será esse! Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá!Tudo bem?
    Nunca li nada do King,sempre fico com medo de não conseguir dormir ou ficar morrendo de medp,por isso passo longe.Esse parece ser o mais leve mas ainda fico com pé atrás.
    Quem sabe um dia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Não tem como não gostar das obras do Stephen King. Cada livro, cada adaptação para o cinema, arranca arrepios contundentes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas