O que é a Coisa (IT - A Coisa de Stephen King)

Stephen King é um ótimo escrito. Em IT - A Coisa, o autor criou algo novo e diferente. O vilão da história é um palhaço? Monstros da universal? Uma aranha? O que é a Tartaruga? O que é o Outro? De onde eles vieram? O que é a Coisa?



Um dos maiores sucessos do autor Stephen King provavelmente está no livro IT - A Coisa. Em IT - A Coisa, o autor criou um novo "ser" que no decorrer da história aparece em diferentes formas. 
A tal criatura do livro, denominada Coisa, vive nos esgotos da cidade Derry que fica no Maine. A Coisa se transforma nos maiores medos das crianças para assim, deixa-las mais fracas. Em uma de suas mais famosas metamorfoses, a Coisa se transforma em um palhaço chamado Pennywise que normalmente é o primeiro a aparecer e logo em seguida se transforma em outra coisa ainda pior. 


                         (Bill Skarsgard como Pennywise em IT 2017)




Metamorfoses da Coisa:

A Múmia. No livro, a criatura se transforma em uma múmia que se baseada no filme A Múmia de 1932 da Universal. Na história, o garoto Ben tinha assistido o filme e quando está sozinho, a Coisa usa seu medo pelo filme para se transformar na criatura.











Lobisomem. Esse, como a maioria da lista, também é um monstro da universal. Na história, o garoto Richie fica com medo do filme O lobisomem adolescente que tinha assistido no cinema. Em uma das melhores cenas do livro, Richie e seu amigo Bill, investigam a casa da rua Neibolt e acabam se deparando com a criatura.








Frankenstein. Não podemos falar de monstros da Universal sem falar dele, Frankenstein. No livro, um dos "valentões" e amigo de Henry Bowers é morto pelo monstro enquanto eles perseguem o clube dos otários. Dos 3 amigos, apenas Henry Bowers sai vivo.












O Monstro da lagoa negra. Esse apareceu muito pouco na história e não foi tão grandioso. Na cena, um dos garotos do Clube dos Otários está andando e escuta a criatura o seguindo. Ele avista a criatura, mas no final, nada de importante acontece.















Drácula. Esse não poderia faltar. O vampiro aparece para Bill, já adulto que está na biblioteca de Derry. Na cena ele conversa com Bill, mas no final nada de interessante acontece, mas já vale a pena ter o Drácula na história.







Pássaro gigante. Em uma das cenas, a criatura se transforma em um pássaro gigante para atingir o garoto Mike. Apesar da cena sem muita importância, o pássaro gigante aparece mais uma vez em uma história sobre a guerra que é contada para Mike.














Aranha gigante. A Coisa também se transforma em uma aranha gigante, não vou falar muito, pois em breve voltarei a falar sobre ela, mas é algo muito legal.









Este aqui não tem imagem. Mas uma das melhores metamorfoses da Coisa (para mim) foi o Leproso da casa da rua Neibolt. O garoto Eddie estava explorando a casa abandonada quando aparece um cara com lepra. O cara começa a falar um monte de merda para o garoto, e quando ele percebe não é um homem qualquer, é Pennywise com lepra. A cena do Leproso é a minha favorita.... também é meio nojenta.


Além disso, a Coisa pode se transformar em qualquer coisa que cause medo nas crianças. Mas afinal, o que é a Coisa?


Desvendando a Coisa.

.O Outro;

Na história criada por Stephen King, a Coisa não é a unica coisa estranha no universo. Existe um outro ser na história. O desta vez é conhecido como Outro. No livro, o Outro não aparece, é apenas mencionado pela Tartaruga. O Outro seria um tipo de deus, foi ele quem criou a Coisa e a Tartaruga. 
Toda essa metáfora de que o Outro é um criador, podemos dizer que ele é (no livro) o nosso Deus cristão. 


. A Tartaruga;

Outra coisa no história, é a Tartaruga. A tartaruga está na terra muito antes da Coisa e é inimiga da Coisa. No livro, apesar de serem inimigas, não vemos nenhuma batalha, pois, como está escrito, a Coisa se alimenta e a Tartaruga observa. Bill, um dos garotos, acaba encontrando a Tartaruga, que lhe dá dicas de como derrotar a Coisa. Diferente do Outro, a Tartaruga (no livro) tem uma forma, ela é realmente uma tartaruga gigante, mas no livro, ela aparece em algo como se fosse um limbo total, por onde Bill precisa escapar e matar a Coisa. 


.A Coisa;

A coisa é a protagonista da nossa história. Apesar do que muitos acham, a Coisa não é Pennywise, o palhaço é apenas uma de suas metamorfoses. A Coisa é muito mais do que uma simples aranha gigante. Segundo o livro, a Coisa não simplesmente apareceu em Derry e sim caiu em Derry. A muitos tempo atrás, um meteoro caiu no local onde seria Derry e esse meteoro carregava a Coisa. Já ta explicado. A Coisa e a Tartaruga são alienígenas criados por Outro. A Coisa precisa se alimentar, então ficou anos e anos esperando a raça humana aparecer em Derry, para que assim começasse sua matança. Na Terra, a Coisa tem uma forma física, que neste caso seria a aranha gigante. Sua meta é deixar seus filhotes soltos por ai. Mas apesar disso, a Coisa não tem forma física, nenhum deles tem. 
Além disso, diferente da ideia de muitos, a Coisa é fêmea, ela apenas se transforma em várias coisas para assustar as crianças.
No livro, a Coisa diz ser eterna, mas como a Tartaruga, no final todas encontram sua morte. 

Stephen King criou algo mágico dentro de IT - A Coisa. Criou um universo imenso no qual existe um ser que criou tudo como Deus, mas também existe um ser que veio do espaço, como um alien. Na minha concepção da ideia do autor, mostrou que Deus criou o universo, mas não somos apenas nós (seres humanos) que estamos vivendo nele e que pode ter várias outras coisas por ai.

Uma curiosidade sobre a Coisa, é que apenas as crianças conseguem vê-la, os adultos podem passar por ela e não a verem, pois o medo das crianças são bem mais fáceis de imitar. Porém, quando o Clube dos Otários acabam voltando, só que adultos, a Coisa continua botando medo nas pessoas. 


   AMIZADE E INFÂNCIA E NOSTALGIA

                   (Clube dos Otários no filme IT - A Coisa de 2017)

Stephen King mostra no livro, que tem algo mais importante do que a força para lutar com a Coisa. A amizade é tudo que eles precisam. O autor mostrou muito bem isso no livro, que quando todos estão juntos, é muito fácil lutar contra a Coisa. 
Além disso, o autor mostra como é a infância dos personagens. Lendo o livro, é fácil se lembrar das coisas que aconteciam na infância, das brincadeiras e da inocência. Já que o livro conta a história do clube durante a infância e durante a fase adulta, você percebe muito bem a diferença.
Quando criança, eles se divertem e sentem medo. Não existe tantos problemas (a não ser a Coisa), eles lidam com problemas como o primeiro amor e o bullying. A amizade é muito importante. Em uma das cenas mais emocionantes do livro, King mostra como que muitas vezes, uma amizade não é para sempre. Após tentarem matar a Coisa pela primeira vez, os amigos se separam e vão cada um para um lado. Alguns vão embora de Derry e nunca mais irão se ver. Depois de 27 anos, chega o dia do reencontro e muitos deles, nem se lembram do nome dos amigos. Quando criança, eram 7 amigos, quando adultos eram 6. O Clube dos Otários nunca chegaram a se reencontrarem totalmente. 
Na fase adulta, tem cenas mais pesadas, que mostram uma certa dificuldade em enfrentar a Coisa não sendo mais criança. 
Nesta fase, temos muitas cenas bem emocionantes, que mostram os adultos tentando voltar a ser criança. O personagem de Bill, pega emprestado um skate de um garoto na rua e começa a andar pela rua. Essa cena, conforme a escrita de King, é uma baita nostalgia. 
O livro faz você reviver a infância (e talvez os medos da infância) é um livro que vai te fazer chorar, emocionar e sorrir.... e sentir medo. 

A Coisa é um ser sem forma física, ninguém sabe como ela é, mas sabemos que ela está lá.
A Coisa é algo a mais, talvez algo que ninguém nunca entenderia, ela pode ser o cosmos ou o algo desconhecido do universo.... mas sabemos que ela não está para brincadeira.




Obrigado Stephen King por essa obra.... pessoal, eu aconselho vocês a lerem esse livro, ele é um dos melhores.... como todos do Stephen King e lembrem se, amigos são muito importantes, mantenha-os por perto enquanto pode. 
Como dizia aquela frase do filme Stand By Me (Conte comigo) baseado no livro de Stephen King?....

"....eu nunca mais tive amigos como os que eu tive quando eu tinha 12 anos. Meu Deus! E alguém tem?"
       
                                                                                         (Conte comigo)




Comentários

  1. AAAAAHHH QUE POST MARAVILHOSO *-*
    todos deveriam ler seu post,pelo menos antes de ver o filme ( que inclusive estou ansiosíssima para ver )
    Voce descreveu muito bem o que é a coisa,e captou magnificamente a mensagem que o livro trás,sou apaixonada por Stephen King.
    Parabéns pelo post <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comentário. Realmente Stephen King é um autor espetacular e ler este post seria muito bom antes de assistir o filme para quem não leu o livro, pois as vezes, as pessoas podem se decepcionar com a história do filme, mas elas devem saber que talvez seja realmente aqui que Stephen King Quis.

      Excluir
  2. Poxa, gostei bastante da sua resenha, mas não gostei desse livro rsrs adoro algumas das obras de King, mas essa em especial o desfecho me decepcionou bastante rsrs

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Que texto incrível! Olha um dos melhores que já li até agora. Um relato bem detalhado da obra de King! Muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário. Eu sou um grande fã de King e amei IT-A Coisa, então é claro que deveria criar algo apenas para a Coisa.

      Excluir
  4. Nossa, que resenha maravigold meus parabéns, você descreve muito bem um livro.
    sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário. Algo tão bom como esse livro e essa incrível história, vale a pena um post bom.

      Excluir
  5. Adorei seu post, super detalhada da para conhecer bem esta história. Confesse que não tenho vontade de ler e assistir ao filme, pois tenho medo, rs.
    Mas deve ser uma história boa, pois o filme estava sendo muito aguardado.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é algo incrivel. É assustador e bonito ao mesmo tempo. Obrigado pelo seu comentario

      Excluir
  6. Tô muito ansiosa para ver o filme. Mas assim como eu pensava deve ter muita gente que ainda não leu o livro achando que o palhaço é a coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário. Realmente muitas pessoas acham que o Pennywise é a Coisa e podem achar a história ruim por causa disso. Eu assisti o filme e recomendo muito

      Excluir
  7. Parabéns! Sim eu precisava te parabenizar pois nunca tinha lido uma publicação tão completa sobre a obrar de King, confesso que ainda não li, mas só não li pq ainda não tenho na estante rsrsrs mas agora que sei melhor do que se trata pretendo comprá-lo logo, pois só assistirei ao filme depois que eu ler o livro kkk sim sou assim.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é muito boa essa obra do King, então ela merecia algo em especial. Obrigado pelo comentario

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas